Páginas

domingo, 19 de setembro de 2010

UCA Neli Betemps

UCA com PLC (power ligth comunication)
 Um Computador por Aluno com internet pelo fio de luz
         No dia do aniversário do município de Candiota, 24 de março, foram à nossa escola os japoneses da Panasonic e engenheiros da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), para e avaliarem as condições locais e definir o melhor lugar de instalação da antena de captação do sinal, o servidor e os roteadores de sinal wireless. Até aí tudo bem, pois ainda não tínhamos uma visão concreta do que seria exatamente o UCA na escola...

          Quando chegaram os 427 laptops, em 10 de maio, vimos de uma forma mais concreta a entrada na era tecnológica, que tanto se fala e pouco se faz, porém, como toda mudança é quebra de paradigmas, nem supúnhamos o que esse passo significava de mudanças na dinâmica de nossa escola.

         Depois de todas as instalações e testagens feitas, elétrica e de internet, partimos para outra etapa a da formação. Nos dias 16, 17 e 18 de junho a equipe do LEC, coordenada pela professora Léa Fagundes, realizou atividades em nossa escola e na escola Santa Izabel, para que tivéssemos os primeiros contatos com os equipamentos. Participaram das atividades os professores e alguns alunos de nossa escola, Neli Betemps, e da EMEF Santa Izabel. Nesses dias tivemos orientações para: criar grupos no googlegroups e pbworks, trabalhar com squeaks e a utilizar algumas ferramentas do sistema.

   
        
            Mas como para nós era tudo novidade, enquanto estávamos acompanhados até fizemos algumas coisa, mas assim que nos vimos com os “bebês” e as “fraldas” enfrentamos muitas dificuldades, tais como: medo da mudança, resistência à mudança, falta de conhecimento, disponibilidade de tempo...
            Aqui algumas atividades com os alunos nos dias dos jogos do Brasil.

                 

2 comentários:

  1. Olá Tenho interesse em conhecer mais o projeto e o trabalho desenvolvido dentro do UCA em sua escola.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Proejto. Nós da Escola Miguel Gustavo também estamos iniciando nossa caminhanda com a a integração do computador com a ação dos professores.

    Desafio este muito, mais muito válido.

    Sucesso!

    ResponderExcluir