quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MIL E UMA ATIVIDADES

                Às vezes, sentimos que o Calendário Letivo nos engole, pois em meio a tantas atividades previstas, temos tantas outras que acontecem. E aí pensamos tal qual Isaac Newton "O tempo é uma ilusão produzida pelos nossos estados de consciência à medida em que caminhamos através da duração eterna."
                E o Projeto UCA, esse bixo com algumas cabeças, dependendo de quem vê, acontece assim, se inserindo aos poucos na dinâmica da escola. Em todas as atividades desenvolvidas a partir de junho, de alguma maneira fez-se uso dos nets, seja com pesquisas, vídeos, fotos e ideias.
                Eis o registro de algumas delas: (parte 1)

Homenagem dos alunos à Escola em seu aniversário 1º/04




Atividade com as mães

cont...















Configuração dos nets


Visita de Henrique Fontana, Luis Fernando Mainardi, prefeito Luís Carlos
Folador e Secretario de Educação João Roberto da Silva da Costa,
no dia 21 de maio durate a configuração dos nets.
 
Olímpiadas Estudantis



Dia do Desafio




P R I M A V E R A

                                    
                                       


        ESTÃO VOLTANDO AS FLORES
   Vê, estão voltando as flores                  
   Vê, nessa manhã tão linda

   Vê, como é bonita a vida
     
   Vê, há esperança ainda

   Vê, as nuvens vão passando...

                                                           
   
          A Primavera está chegando e as idéias estão florindo e um exemplo disto é o vídeo criado pela aluna da 7ª Gabriela Görgen em parceria com suas colegas Katia, Carol, Sandria e Thalia celebrando a amizade. Estas meninas e tantas outros de nossos alunos estão anos luz de nós na utilização da tecnologia para brincar, inovar e ensinar, sim ensinar e por que não?!

  ...Vê, um novo céu se abrindo

      Vê, o sol iluminando

      Por onde nos vamos indo.  
 







domingo, 19 de setembro de 2010

UCA Neli Betemps

UCA com PLC (power ligth comunication)
 Um Computador por Aluno com internet pelo fio de luz
         No dia do aniversário do município de Candiota, 24 de março, foram à nossa escola os japoneses da Panasonic e engenheiros da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), para e avaliarem as condições locais e definir o melhor lugar de instalação da antena de captação do sinal, o servidor e os roteadores de sinal wireless. Até aí tudo bem, pois ainda não tínhamos uma visão concreta do que seria exatamente o UCA na escola...

          Quando chegaram os 427 laptops, em 10 de maio, vimos de uma forma mais concreta a entrada na era tecnológica, que tanto se fala e pouco se faz, porém, como toda mudança é quebra de paradigmas, nem supúnhamos o que esse passo significava de mudanças na dinâmica de nossa escola.

         Depois de todas as instalações e testagens feitas, elétrica e de internet, partimos para outra etapa a da formação. Nos dias 16, 17 e 18 de junho a equipe do LEC, coordenada pela professora Léa Fagundes, realizou atividades em nossa escola e na escola Santa Izabel, para que tivéssemos os primeiros contatos com os equipamentos. Participaram das atividades os professores e alguns alunos de nossa escola, Neli Betemps, e da EMEF Santa Izabel. Nesses dias tivemos orientações para: criar grupos no googlegroups e pbworks, trabalhar com squeaks e a utilizar algumas ferramentas do sistema.

   
        
            Mas como para nós era tudo novidade, enquanto estávamos acompanhados até fizemos algumas coisa, mas assim que nos vimos com os “bebês” e as “fraldas” enfrentamos muitas dificuldades, tais como: medo da mudança, resistência à mudança, falta de conhecimento, disponibilidade de tempo...
            Aqui algumas atividades com os alunos nos dias dos jogos do Brasil.