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sábado, 12 de maio de 2012

JOVEM APRENDIZ


FELIPE VALDUGA
Iniciativa vai garantir, inicialmente, curso profissionalizante para 30 selecionados
Desde terça-feira, dia 8, Candiota conta com o programa Jovem Aprendiz. A iniciativa, fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal, a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (Eletrobras/CGTEE) e a Escola Técnica José César de Mesquita, foi oficializada em solenidade realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neli Betemps, no bairro João Emílio.

Na oportunidade, o prefeito municipal, Luiz Carlos Folador, o presidente da CGTEE/Eletrobras, Sereno Chaise, e o diretor da Escola Mesquita, Jurandir Damin, assinaram o termo de cooperação técnica entre as partes, que viabiliza a execução da iniciativa.

Através do projeto, 30 jovens selecionados no município participarão de curso profissionalizante em Auxiliar de Manutenção – voltado para as áreas de Elétrica e Eletrônica. Serão cinco meses e meio de aulas teóricas – de segunda a sexta-feira, na escola Neli Betemps – e o mesmo período de atividades práticas – dentro de setores da Usina Termelétrica Presidente Médici.

Para o diretor da Escola Mesquita, a turma de jovens aprendizes começa “uma oportunidade de ter o primeiro contato com o mercado de trabalho”. Ainda, segundo ele, “esta será uma chance de acumular conhecimentos, com certeza, importantes para o futuro de cada um”.

O prefeito candiotense, por sua vez, agradeceu a CGTEE por acreditar e colaborar com a iniciativa e à Escola Mesquita por levar o projeto até o município. “Graças a esta ação, estamos ampliando as possibilidades de acesso ao ensino e à qualificação para a nossa comunidade. Isto é nosso dever e acredito que estamos trabalhando no sentido certo”, avaliou Folador.

Já o presidente da CGTEE/Eletrobras, em sua fala, enalteceu que “a Educação é a chave do desenvolvimento. Tudo o que pudermos fazer no sentido de garantir ensino, e de qualidade, para a sociedade é válido”. Segundo Chaise, países que alcançaram o ápice do progresso iniciaram suas trajetórias através do estímulo ao conhecimento e do ensino de suas populações.

Além da qualificação, os aprendizes receberão auxílio de meio salário mínimo cada – valores oriundos da CGTEE/Eletrobras por meio de convênio com a Escola Mesquita – e vale transporte durante todo o período do curso – viabilizado pela Prefeitura.

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quinta-feira, 10 de maio de 2012

REUNIÃO NA ESCOLA

                      Na noite do dia 09/05 e durante o dia 10/05 a escola realizou reuniões com seus professores, estas reuniões estão previstas no Calendário escolar, para o planejamento. Não foi possível realizar atividades nos blogs, pois estamos sem internet, devido à queima do filtro de rede dos PLCs. Na noite do dia 09 e na tarde do dia 10 recebemos a visita da Secretária de Educação Nazionélia Ferreira.
Sete motivos para um professor criar um blog
A intenção é trazer para cá algumas das ideias que a gente vê perdidas pelo mundo — real ou virtual. (Blog de Nelson Vasconcelos)
1- É divertido
           É sempre necessário termos um motivo genuíno para fazer algo e, realmente, não há nada que legitime mais uma atividade que o fato de ela ser divertida. Um blog é criado assim: pensou, escreveu. E depois os outros comentam. Rapidamente, o professor vira autor e, ainda por cima, tem o privilégio de ver a reação de seus leitores. Como os blogs costumam ter uma linguagem bem cotidiana, bem gostosa de escrever e de ler, não há compromisso nem necessidade de textos longos, apesar de eles não serem proibidos. Como também é possível inserir imagens nos blogs, o educador tem uma excelente oportunidade de explorar essa linguagem tão atraente para qualquer leitor, o que aumenta ainda mais a diversão. O professor, como qualquer “blogueiro”, rapidamente descobrirá a magia da repercussão de suas palavras digitais e das imagens selecionadas (ou criadas). É possível até que fique “viciado” em fazer posts e ler comentários.
2- Aproxima professor e alunos
Com o hábito de escrever e ter seu texto lido e comentado, não é preciso dizer que se cria um excelente canal de comunicação com os alunos, tantas vezes tão distantes. Além de trocar ideias com a turma, o que é um hábito extremamente saudável para a formação dos estudantes, no blog, o professor faz isso em um meio conhecido por eles, pois muitos costumam se comunicar por meio de seus blogs. Já pensou se eles puderem se comunicar com o seu professor dessa maneira? O professor “blogueiro” certamente se torna um ser mais próximo deles. Talvez, digital, o professor pareça até mais humano.
3- Permite refletir sobre suas colocações
                            O aspecto mais saudável do blog, e talvez o mais encantador, é que os posts sempre podem ser comentados. Com isso, o professor, como qualquer “blogueiro”, tem inúmeras oportunidades de refletir sobre as suas colocações, o que só lhe trará crescimento pessoal e profissional. A primeira reação de quem passou a vida acreditando que diários devem ser trancados com cadeado, ao compreender o que é um blog, deve ser de horror: “O quê? Diários agora são públicos?”. Mas pensemos por outro lado: que oportunidade maravilhosa poder descobrir o que os outros acham do que dizemos e perceber se as pessoas compreendem o que escrevemos do mesmo modo que nós! Desse modo, podemos refinar o discurso, descobrir o que causa polêmica e o que precisa ser mais bem explicado ao leitor. O professor “blogueiro” certamente começa a refletir mais sobre suas próprias opiniões, o que é uma das práticas mais desejáveis para um mestre em tempos em que se acredita que a construção do conhecimento se dá pelo diálogo.
4- Liga o professor ao mundo
Conectado à modernidade tecnológica e a uma nova maneira de se comunicar com os alunos, o educador também vai acabar conectando-se ainda mais ao mundo em que vive. Isso ocorre concretamente nos blogs por meio dos links (que significam “elos”, em inglês) que ele é convidado a inserir em seu espaço. Os blogs mais modernos reservam espaços para links, e logo o professor “blogueiro” acabará por dar algumas sugestões ali. Ao indicar um link, o professor se conecta ao mundo, pois muito provavelmente deve ter feito uma ou várias pesquisas para descobrir o que lhe interessava. Com essa prática, acaba descobrindo uma novidade ou outra e tornando-se uma pessoa ainda mais interessante. Além disso, o blog será um instrumento para conectar o leitor a fontes de consulta provavelmente interessantes. E assim estamos todos conectados: professor, seus colegas, alunos e mundo.
 5- Amplia a aula
Não é preciso dizer que, com tanta conexão possibilitada por um blog, o professor consegue ampliar sua aula. Aquilo que não foi debatido nos 45 minutos que ele tinha reservados para si na escola pode ser explorado com maior profundidade em outro tempo e espaço. Alunos interessados podem aproveitar a oportunidade para pensar mais um pouco sobre o tema, o que nunca faz mal a ninguém. Mesmo que não caia na prova.
6- Permite trocar experiências com colegas
Com um recurso tão divertido em mãos, também é possível que os colegas professores entrem nos blogs uns dos outros. Essa troca de experiências e de reflexões certamente será muito rica. Em um ambiente onde a comunicação entre pares é tão entrecortada e limitada pela disponibilidade de tempo, até professores de turnos, unidades e mesmo escolas diferentes poderão aprender uns com os outros. E tudo isso, muitas vezes, sem a pressão de estarem ali por obrigação. (É claro que os blogs mais divertidos serão os mais visitados. E não precisamos confundir diversão com falta de seriedade profissional.)
7- Torna o trabalho visível
Por fim, para quem gosta de um pouco de publicidade, nada mais interessante que saber que tudo o que é publicado (até mesmo os comentários) no blog fica disponível para quem quiser ver. O professor que possui um blog tem mais possibilidade de ser visto, comentado e conhecido por seu trabalho e suas reflexões. Por que não experimentar a fama pelo menos por algum tempo?
Antes de fazer seu próprio blog, vale a pena consultar as realizações de algumas pessoas comuns ou dos mais variados profissionais. Faça uma busca livre pela Internet para descobrir o que se faz nos blogs pelo mundo afora e (re)invente o seu!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

CONSULTORIA PARA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE


                      As Equipes Diretivas das Escolas Neli Betemps, Santa Izabel e  CRA, juntamente com o Setor Pedagógico da SMED, participam neste dias 7 e 8 de maio da CONSULTORIA PARA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, formação para gestores em educação oferecida pelo SESI.
                     O Formação será desenvolvida em etapas, sendo a primeira nos dias de hoje e amanhã e as 2ª, 3ª e 4ª etapas nos dias 25 e 26 de junho, 24 e 25 de setembro e 12 e 13 de novembro respectivamente.